Fala Presidente - Análise dos 30 primeiros dias de gestão

24/05/2018 às 16h43

Imagem:designed by Vexels 



Olá Servidores Municipais, Aposentados e Pensionistas!


É com enorme senso de responsabilidade, e satisfação pessoal, que venho inaugurar a Coluna “Fala Presidente!”. Pretendo que a coluna se torne um espaço de opinião, e um canal de comunicação com vocês, trazendo informações sob o ponto de vista da gestão, e divulgando nossa agenda de atividades. Buscando a transparência de nossas ações para todos os servidores.

Assim, primeiramente eu gostaria de agradecer aos servidores efetivos, aposentados e pensionistas que compareceram às urnas, de forma participativa, para manifestarem o seu voto na primeira eleição do IPREV - Mariana. Em especial, não poderia deixar de agradecer os 558 votos, que me foram creditados em manifestação de apoio ao projeto da Autarquia Municipal. Para concretizar isso - era e continua sendo - fundamental a participação do servidor efetivo!

Pois bem, sobre os nossos primeiros 30 dias à frente do IPREV - Mariana, após a posse no dia 24 de abril de 2018, tenho a satisfação de relatar o trabalho que estamos desenvolvendo.

Do marco institucional acima, passaram-se 30 dias de muitos esforços e trabalhos internos da equipe do IPREV - Mariana e de colaboradores, para as adequações das atribuições e responsabilidades. Deixamos para trás a condição de apenas ser um Fundo Previdenciário para iniciar a caminhada da Autarquia Municipal. Assim estamos finalizando essas adequações técnicas e legais, junto aos órgãos e sistemas de fiscalização, como no Tribunal de Contas e junto à própria Prefeitura Municipal, com a celebração de convênios, para os ajustes naturais do novo sistema.

Dentre esses esforços e trabalhos internos, parabenizo a dedicação e eficiência da equipe de profissionais do IPREV - Mariana, que ao final dessas quatro semanas, proporcionaram a publicação do Edital 001/2018, o qual tem por objetivo ofertar 10 vagas no Curso Preparatório para CPA 10.  Afinal, me comprometi com os servidores efetivos, que ao estar à frente do IPREV - Mariana prezaria pela oportunidade de mais cursos de CPA 10, aos conselheiros e aos servidores municipais efetivos. É um compromisso assumido, e que irei ao longo dessa caminhada continuar a cumprir.

Ainda sobre os compromissos assumidos com os servidores efetivos e aposentados, estamos trabalhando internamente para a realização do Cálculo Atuarial. Esse cálculo é um importante instrumento de análise sobre a saúde financeira, isto é, da condição atuarial do Instituto para garantir a manutenção das atuais e futuras aposentadorias. De forma resumida, é através do acompanhamento dos resultados do cálculo atuarial que se pode constatar a realidade da manutenção do Regime Próprio de Seguridade. Por isso, reafirmo o nosso compromisso, ao final do Cálculo Atuarial de 2018, de chamar para reunião geral todos os servidores municipais efetivos e interessados, para a apresentação dos resultados, para esclarecer dúvidas, e nos posicionar de forma ativa para futuras adequações, conforme os apontamentos do relatório do Cálculo Atuarial.

Ainda sobre as finanças, conforme registrado em Ata do Comitê de Investimentos  em reunião extraordinária realizada no dia 18 de maio,  tivemos como rentabilidade o valor de R$ 515.873,17 (Quinhentos e quinze mil e oitocentos e setenta e três reais e dezessete centavos). Em termos comparativos com o fechamento do mês anterior, fechamos em valor menor. Porém em termos globais a nossa carteira de investimentos vem ao longo de 2018 apresentando resultados de forma firme frente à volatilidade do mercado. A instabilidade política, paralelo a Selic* baixa, bem como a subida dos juros nos Estados Unidos que vem impactando o mercado, trazem muita volatilidade. Por conta disso, conforme é possível acompanhar através das Atas de Reuniões do Comitê de Investimentos, o Comitê vem se posicionando de forma conservadora para diminuir a volatilidade na carteira de investimentos do IPREV.

Por fim, gostaria de registrar que no intervalo entre os meses de junho à agosto de 2018, teremos a escolha para os cargos de Controlador e Diretor Previdênciario no IPREV Mariana. É uma condição necessária para a autarquia que estes importantes cargos e funções estejam em pleno exercício. E para isso, abre-se no horizonte um novo processo de escolha. No qual, já de antemão, peço novamente o comparecimento e a participação do servidor efetivo, dos aposentados e pensionistas. Assim, futuramente, o IPREV - Mariana publicará as regras disciplinadoras do processo eleitoral, contendo os prazos para as candidaturas, e suas respectivas condições de acesso.

Desse modo, termino o “Fala Presidente!” com uma mensagem positiva de reflexão sobre nossos grandes desafios e responsabilidades à frente do IPREV- -Mariana;

Nossos desafios são proporcionais a nossa caminhada, pois que bom que sejam assim! Afinal, é sinal que a caminhada é grande e de muita responsabilidade.

 

Abraço a todos! 

Emerson Carioca
Diretor Presidente

 

 

 

 

 

 

 


Voltar

Confira também:



Endereço:

Rua Santa Cruz, 28, Barro Preto
Mariana/MG | CEP 35420-000

(31) 3558.5211